
Pedagogia
Sabemos que cada criança é única! Procuramos descobrir e desenvolver cada uma das suas potencialidades, lançando-lhes propostas e experiências, e levando-as a aderir com interesse e motivação.
Para cumprir com o maior rigor possível os nossos objetivos, a nossa equipa pedagógica dinamiza um trabalho de planificação e avaliação em conjunto, procurando realizar projetos de intervenção no contexto escolar, mas também no contexto social e cultural em que estamos integrados.
Construímos projetos com as crianças, convidamos as famílias a participar e partilhamos as nossas aprendizagens. A nossa metodologia tem influências do Movimento Escola Moderna e da Metodologia de Projeto, aliado à nossa grande vontade de incentivar a criatividade, as brincadeiras e as atividades na Natureza.
Estabelecemos com as famílias uma relação estreita e próxima. Utilizamos uma plataforma de comunicação e partilha, a Educabiz, em que atualizamos informações diariamente, permitindo aos pais acompanhar o dia a dia dos seus filhos.
Princípios orientadores da Chupeta
Promover os valores humanos como alicerce de todo o processo de desenvolvimento da criança;
Valorizar a autonomia e a socialização das crianças como base fundamental para o seu desenvolvimento;
Fomentar a auto-estima e hábitos de higiene;
Incentivar hábitos de leitura e capacidade de interpretação;
Fomentar o cuidado com a natureza e a criatividade individual;
Respeitar cada criança e sua família como elemento único da sociedade e incentivar a participação de todos nas atividades desenvolvidas na Chupeta;
Informar os pais sobre as atividades desenvolvidas, bem como dos progressos dos seus filhos;
Método pedagógico
Acreditamos que a criança desempenha um papel ativo na construção do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Desta forma, A Chupeta escolhe como base a "Pedagogia de Projeto", e com os meninos mais crescidos, uma metodologia próxima da “Escola Moderna”, em que a criança deve ser entendida como sujeito ativo e participativo.
A "Pedagogia de Projeto" considera um conjunto de atividades que se interligam com base em situações concretas ligadas à realidade. Privilegia a iniciativa e os interesses da criança e permite percursos autónomos de aprendizagem, de desenvolvimento e de reflexão.
Esta opção gira em torno de três pilares fundamentais: Criança / Educadora / Meio, privilegiando a Chupeta a relação com as famílias, promovendo o diálogo e uma participação ativa.