
Atividades
Chupeta
Natureza
As vivências em ambientes naturais, assumem um papel importantíssimo na Chupeta. A brincadeira autónoma promove a tomada de decisões, a resolução de problemas, a autorregulação, a autonomia e o desenvolvimento da autoestima das crianças. O ambiente natural é restaurador, libertador e influencia positivamente o bem-estar das crianças, que é a nossa maior preocupação.
Na horta pedagógica da Chupeta incentivamos todos a aprender o sentido de cuidar e fazer crescer.
Arte e criatividade
A educação artística faz parte do nosso ADN. A intencionalidade da equipa pedagógica é fundamental para desenvolver a criatividade, dando espaço aos nossos meninos para alargar e enriquecer a sua representação simbólica e o seu sentido estético.
A possibilidade de apreciar a beleza em diferentes situações e contextos, através do contacto com diversas expressões artísticas de diversas épocas, culturas e estilos, faz parte do nosso princípio pedagógico.
Com as mãos na massa
A culinária é muito importante para familiarizar as crianças com os vários alimentos, as suas texturas, cores e sabores. Esta atividade proporciona momentos muito ricos para incentivar o trabalho de equipa e desenvolver noções de matemática.
Tudo isto ajuda a criança a fortalecer as relações e a produzir memórias positivas e divertidas.
Porque queremos um planeta melhor
Porque acreditamos que, não é suficiente “estar na natureza” e “amar a natureza” para que as crianças desenvolvam um pensamento critico sobre a sustentabilidade do planeta, desenvolvemos um conjunto de estratégias e adequação de materiais, que contribuem para um planeta mais equilibrado, e dão o exemplo da reutilização, do reaproveitamento e da reciclagem e, assim, contribuímos também para o desenvolvimento da criatividade. Futuros sustentáveis exigem uma mudança reflexiva crítica e, em particular, pedagogias transformadoras.
Brincadeira
A brincadeira é uma prática de viver.
Condição natural da infância, uma experiência única com as coisas que se percebem, sentem e se pensam sobre o mundo, sobre nós próprios e sobre os outros.
Brincar é relacionarmo-nos de uma forma mais sensível, criativa e intuitiva, com o que nos rodeia. É sempre a possibilidade de criarmos relação.
As nossas festas
A ligação próxima às famílias é um dos aspetos essenciais do processo educativo. É sempre importante que as crianças possam contar com os pais na escola para desenvolverem atividades em conjunto. A nossa equipa pedagógica prepara e organiza diversas iniciativas e propostas, sendo as mais relevantes as do Dia da Mãe, Dia do Pai, da Festa de Natal e a grande Festa de Final de ano.