Sexta, 31 Outubro 2014
A Chupeta

Fundada em 1996, A Chupeta encontra-se localizada numa zona calma e central de Cascais (perto do Hipermercado Jumbo) dispondo de todas as condições para a aprendizagem e brincadeira das crianças, usufruindo ainda de um amplo espaço exterior.

 A Chupeta :: Entrada.    A Chupeta :: As Nossas Salas.
     

A NOSSA MISSÃO

Acreditamos que as crianças com tão tenra idade necessitam de um ambiente calmo tranquilo, seguro, confortável, enfim um prolongamento da sua casa, sendo este um dos nossos princípios fundadores. Somos um infantário muito familiar, com um número reduzido de crianças por sala, em que todos se conhecem, e em que as famílias das nossas crianças, têm um papel interveniente, fundamental e precioso. 

Partilhando o principio da lei-quadro da educação pré-escolar que establece que “A educação é a primeira etapa da educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual se deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade, como ser autónomo, livre e solidário”, desejamos preparar as nossas crianças possibilitando que todas as aprendizagens lhes promovam um desenvolvimento global e harmonioso.



 A Chupeta :: Jardim Infantil.    A Chupeta :: Jardim Infantil.
     

OBJECTIVOS

Sabendo que cada criança é única, pretendemos desenvolver as potencialidades intrínsecas de cada uma delas, lançando propostas/experiências levando-as a aderirem com interesse e motivação.

Para tentarmos cumprir com o maior rigor possível os nosso objectivos, socorremo-nos de uma equipa dinâmica que realiza um trabalho de planificação e avaliação em conjunto, procurando realizar projectos de intervenção no contexto escolar, mas também no contexto social e cultural em que estamos integrados.


.
PRINCIPIOS ORIENTADORES DA CHUPETA
  • Promover os valores humanos como alicerce para todo o processo de desenvolvimento da criança
  • Valorizar a autonomia e a socialização das crianças como base fundamental para o seu desenvolvimento
  • Respeitar cada criança e sua família como elemento único da sociedade
  • Fomentar a auto-estima
  • Fomentar hábitos de higiene
  • Fomentar hábitos de leitura e capacidade de interpretação
  • Fomentar a criatividade individual
  • Fomentar a participação dos pais nas actividades desenvolvidas na Chupeta
  • Informar os pais sobre as actividades desenvolvidas ao longo do ano bem como dos progressos dos seus filhos

MÉTODO PEDAGÓGICO NA CHUPETA

Acreditamos que a criança desempenha um papel activo na construção do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Desta forma, A Chupeta segue a "Pedagogia de Projecto" numa metodologia de “Escola Moderna” em que a criança deve ser entendida como sujeito do processo educativo e não como objecto.
 
A "Pedagogia de Projecto" considera um conjunto de actividades com origem em problemas concretos ligados à realidade social, que privilegia a iniciativa e os interesses da criança, permitindo percursos autónomos de aprendizagem e de desenvolvimento que, ao mesmo tempo, são facilitadores de inserção no grupo, no meio e construtores de uma estrutura pessoal estimulante e valorizante. A participação de cada criança nas actividades do grupo decorre da concertação do seu próprio projecto pessoal no projecto colectivo. Desta forma, o grupo existe como um espaço e um tempo de interacção, onde cada educadora promove um processo dinâmico e interpessoal com a criança, na sua especificidade, integrando o conceito de educação.

Esta relação gira em torno de três pilares fundamentais: Criança / Educadora / Meio, privilegiando a Chupeta a relação com as famílias, promovendo o diálogo e uma participação activa.